Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Quando Portugal acaba de perder uma das suas maiores figuras de todos os tempos, era inevitável que escrevesse algumas linhas sobre Eusébio da Silva Ferreira, em especial na ligação que ele tinha com Cuba, onde era habitual ir de férias com a sua Esposa, conforme confidenciou à Embaixadora Joahna Tablada de la Torre no decorrer do último “Habanos Day” realizado em Outubro passado em Cascais.


Segundo a Embaixadora, Eusébio impressionou-a pela sua modéstia e simpatia, atributos que só os “grandes” possuem, tendo trocado algumas palavras com ela sobre o desporto cubano em geral e em particular sobre o futebol, demonstrando o seu conhecimento sobre a evolução dos atletas (masculinos e femininos) que praticam esta modalidade na maior Ilha do Caribe, tendo ele afirmado na ocasião que o futebol cubano vai no bom caminho para que no futuro possa vir a alcançar o seu espaço no plano internacional. 

Sendo o beisebol considerado a principal modalidade desportiva do país, remonta ao ano de 1924 a fundação da Federação Cubana de Futebol que viria a filiar-se na FIFA cinco anos mais tarde e participado no campeonato do mundo que se realizou em França no ano de 1938, chegando aos quartos de final depois de eliminar a Roménia. Desde aí para cá nunca mais se conseguiu classificar, mas com a criação da Escola Nacional de Futebol que funciona como centro de estudos e treino dos jovens futebolistas do país, os quais só podem jogar se tiverem bom aproveitamento no sistema de ensino, é de esperar que os resultados venham brevemente a aparecer, fruto de uma boa formação de base e em sintonia com os princípios desportivos aplicados a outras modalidades. 

De visita a Cuba no ano passado, o presidente da FIFA Joseph Blatter teve encontros com as mais altas autoridades do país, enaltecendo o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área e lembrando que no âmbito regional a Selecção Cubana conquistou em 2012 a Copa do Caribe, depois de ter sido por três vezes vice-campeã. 

Em várias ocasiões pude testemunhar o gosto que os cubanos têm pelo futebol e graças às transmissões televisivas dos principais torneios internacionais, vão acompanhando a modalidade e criando os seus ídolos. Antes foram Eusébio e Pelé, depois muitos outros como Maradona ou Figo e nos tempos que correm, Messi ou Cristiano Ronaldo. 

Para prestar homenagem àquele que foi um dos expoentes máximos do futebol mundial, desportista exemplar e homem de extrema solidariedade para com o seu semelhante, a Embaixadora Johana Tablada, em representação da República de Cuba esteve no Estádio da Luz assinando o livro de condolências e dirigindo algumas palavras de conforto à família de Eusébio. 

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
La Columna
La Revista