Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Organizado pela Coordenadora das Associações de Cubanos Residentes em Portugal, realiza-se em Lisboa, de 21 a 23 de Setembro o XI Encontro de Cubanos Residentes na Europa, do qual consta um variado programa, contando-se com a participação de cerca de 200 delegados, na sua maioria oriundos de outros países.


No primeiro dia os delegados serão recebidos na Assembleia da República, (Parlamento Português) seguindo-se uma visita à zona histórica onde se encontram os principias monumentos de Lisboa e uma recepção na Embaixada de Cuba.

No segundo dia, sábado, após a creditação dos delegados na “Voz do Operário”, Instituição com mais de um século de existência e que gentilmente cedeu as suas instalações, terão início os trabalhos com a saudação de boas-vindas por parte de Eduardo Johnston Bennett (Presidente da Coordenadora) e a intervenção da Embaixadora Johana Tablada de la Torre.

Seguem-se vários painéis, como: “Meios de Comunicação alternativos e contra-informação, redes sociais ao serviço dos residentes no exterior em defesa da sua pátria – debate sobre o papel que podem desempenhar os cubanos na divulgação da verdade”, “Todo Guantánamo é nosso, com projecção do vídeo de Hernando Calvo Ospina”, “Bloqueio, suas consequências para o povo cubano e ingerência”, “Cumprimento do X Encontro, Associações de Cubanos na Europa, seu trabalho e seus projectos – Intercâmbio de experiências”, finalizando-se os trabalhos deste dia com o tema “Assuntos Migratórios, problemática dos Cubanos na Europa”.

Pela noite segue-se um jantar de convívio e diversas actividades de âmbito cultural, onde actuarão a flautista Maya Campos, a Banda Havanaway e o Grupo Los Cubanitos, para além de outras surpresas que se estenderão até de madrugada.

No domingo os trabalhos iniciam-se pelas 9.30 com o tema “Avanços e desafios do processo de integração Latino-americana”, seguindo-se a intervenção de Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Dra. Amor de los Ângeles Vega Castaño, chefe da Brigada Médica Cubana em Portugal, que dissertarão sobre “Doentes estrangeiros que foram atendidos em Cuba”. Depois, com o tema “Solidariedade com Cuba”, será apresentado o documentário “Fidel 90 Anos”, da Associação de Cubanos em Catalunha José Marti.

Após debate e aprovação do documento final, será proposta e seleccionada a sede do próximo Encontro a realizar em 2017.

O Encontro de Lisboa, que tem vindo a ser preparado desde há quase um ano, constituirá um marco importante para todos os Cubanos residentes em Portugal, pois será mais um acto de afirmação da unidade e do sentido patriótico, tantas vezes manifestado em acções concretas de quem está longe fisicamente, mas que tem sempre presente os valores defendidos por Marti e pela Revolução.

(Celino Cunha Vieira)
--
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA JOSÉ MARTI
http://associacaojosemarti.blogspot.com

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
La Columna
La Revista