Lina Noronha - Kotter TV.- Nessa edição do Cubanias, recebemos o cubano Santiago Feliú, do Ministério de Cultura de Cuba, membro do Partido Comunista de Cuba. Feliú já esteve no Brasil várias vezes.
Foi diplomata, professor de história e de marxismo. Passei uma tarde agradabilíssima no ministério de Cultura ouvindo suas muitas histórias, contadas sempre de maneira apaixonada e com empolgação. A gente nem vê o tempo passar quando se está conversando com ele. Criou um documentário com canções que contam sobre a cultura na Revolução Cubana cujo título é La primera que hay que salvar. Essa era a maneira como Fidel se referiu à cultura. E isso ele colocou em prática de fato. Nos períodos mais críticos, Fidel investiu na cultura, ao contrário do que estamos habituados a ver no Brasil, quando a cultura é sempre a primeira a perder a verba ou ter seu ministério ou secretaria fechados. Pelas dificuldades com a Internet em Cuba, por causa do maldito bloqueio mantido criminosamente há mais de 60 anos pelos EUA, o programa não será transmitido ao vivo. Vale a pena o esforço para entender o espanhol de Feliú porque é um grande intelectual e tem muito o que dizer. Também pelas dificuldades com a Internet, não consigo legendar o vídeo. Agradeço pela compreensão. Bom Cubanias!
Apresentação: Lina Noronha. Cubanias: um espaço da solidariedade a Cuba, trazendo informações sobre a Ilha, sob o viés da Revolução, de Martí e de Fidel. Toda segunda, às 10h (Brasília); 9h (Havana). No YouTube da Editora Kotter. Com transmissão também nos canais: Iaras e Pagus e TV Resistência Contemporânea.
La Columna es un espacio libre de opinión personal de autoras y autores amigos de Cuba, que no representa necesariamente la línea editorial de Cubainformación.